ALIMENTAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA

    A adolescência é um período do desenvolvimento humano onde ocorrem transformações biológicas e psíquicas geradoras de inquietudes e sofrimento. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS) esta fase é compreendida por tempo cronológico de 10 a 19 anos de idade, sendo dividida em duas fases: de 10 a 14 anos e de 15 a 19. A fase de 10 a 14 anos é caracterizada por um período de elevada demanda nutricional já que é nesta fase que se iniciam as mudanças puberais.

   A nutrição tem papel fundamental, pois delimita condições favoráveis ao crescimento e desenvolvimento, onde alimentação saudável na adolescência vêm recebendo grande atenção, considerando-se principalmente as relações de hábitos alimentares inadequados ao desenvolvimento de determinadas doenças na idade adulta.

  Entre os adolescentes é comum encontramos problemas como a omissão de refeições, principalmente o café da manhã, ou mesmo a substituição de refeições principais por lanche. Crianças que suprimem o café da manhã tendem a serem mais gordas que aquelas que fazem o desjejum . 

 Segue exemplo de um prato saudável para adolescentes

  

    A mudança nos hábitos alimentares a partir da diminuição do consumo de alimentos de alto valor calórico e o aumento da ingestão de frutas e verduras é visto como foco de manutenção de uma alimentação saudável. Para o adolescente, pesquisas mostram que além disso, também é importante estar associado a prática de esportes e a diminuição no consumo de doces, refrigerantes e comidas típicas de "fast food" como hambúrguer, pizza e batata frita, sendo objetivada pelos adolescentes através do emprego do termo “besteiras”. Não comer tanta besteira, se alimentar bem, alimentos saudáveis para no futuro não acarretar problemas de saúde.como cardiopatias, hipertensão arterial, diabetes, osteoartrite e câncer, entre outras.










FONTE:
QUAIOTI, Teresa Cristina Bolzan  and  ALMEIDA, Sebastião de Sousa.Determinantes psicobiológicos do comportamento alimentar: uma ênfase em fatores ambientais que contribuem para a obesidade. Psicol. USP [online]. 2006, vol.17, n.4, pp.193-211. ISSN 0103-6564.  http://dx.doi.org/10.1590/S0103-65642006000400011. 
http://www.scielo.br/pdf/tce/v23n4/pt_0104-0707-tce-23-04-01095.pdf

ALUNOS:
Gustavo Anesi Florentino
Joaquim Felipe Sertori Rodrigues
Matheus Hernandez
Rodrigo Fornari

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LESÕES NA COLUNA

ENERGIA QUÍMICA

URETRITE