HIPERTIREOIDISMO

Você sabe o que é hipertireoidismo?

    O hipertireoidismo é uma condição na qual a glândula tireóidea produz uma quantidade excessiva de seus  hormônios. Se não for tratada, a doença pode acarretar outros problemas de saúde, inclusive alguns mais graves envolvendo o coração.

Alguns sintomas de hipertireoidismo são:  
    
     - Sensação de calor 
     - Fraqueza muscular 
     - Mãos tremuladas 
     - Perda de peso 
     - Coração acelerado
     
O que causa hipertireoidismo?

A causa mais comum é chamada Doença de Graves – nomeada em homenagem ao médico que primeiro estudou os sintomas em 1835. Esta doença é responsável por 60% a 80% dos casos e afeta principalmente as mulheres, numa proporção de 5 a 10 mulheres para cada homem. O hipertireoidismo é causado, no caso da Doença de Graves, quando o corpo fabrica anticorpos que ativam o funcionamento da tireoide. O anticorpo mais associado à Doença de Graves tem nome: se chama TRAB. Isto é, pode ser considerada uma doença autoimune. 

Mas existem também outras causas de Hipertireoidismo, como quando a tireoide forma um nódulo e esse nódulo fabrica mais hormônios do que deveria. Chamamos essa condição de Doença de Plummer. Há ainda situações em que vários nódulos são formados e alguns desenvolvem áreas de autonomia, que produzem mais hormônio do que deveriam. O hipertireoidismo também pode ser genético.

Para a doença de Graves podemos usar medicamentos que controlam o funcionamento da tireoide ou indicar o uso do iodo radioativo, já para a doença de Plummer, a conduta pode ser o iodo radioativo ou a cirurgia para a retirada do nódulo. Na maior parte dos casos essas doenças tem tratamento e controle. 




Resultado de imagem para hipertireoidismo


ALUNOS:

 Gabriela Maiara de Oliveira 
 Helloisa Thainá Belentani 
 Mateus Zanin Silva Beraldo 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LESÕES NA COLUNA

ENERGIA QUÍMICA

URETRITE