GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA



Hoje, vamos tratar de um assunto muito importante e polêmico, a gravidez na adolescência, fato bastante preocupante para muitas pessoas e também muito perigoso para a saúde da menina. Vamos saber mais sobre esse assunto:


Denomina-se gravidez na adolescência a gestação ocorrida em jovens de até 21 anos que encontram-se, portanto, em pleno desenvolvimento dessa fase da vida. Esse tipo de gravidez em geral não foi planejada, nem desejada e acontece em meio a relacionamentos sem estabilidade. No Brasil os números são alarmantes.

Cabe destacar que a gravidez precoce não é um problema exclusivo das meninas. Não se pode esquecer que embora os rapazes não possuam as condições biológicas necessárias para engravidar, um filho não é concebido por uma única pessoa. E se é à menina que cabe a difícil missão de carregar no ventre o filho, durante toda a gestação, de enfrentar as dificuldades e dores do parto e de amamentá-lo após o nascimento, o rapaz não pode se eximir de sua parcela de responsabilidade. Por isso, quando uma adolescente engravida, não é apenas a sua vida que sofre mudanças. 

A gravidez na adolescência é bastante comum nos dias de hoje. Para termos uma ideia de comparação, em 1990, cerca de 10% de todos os registros de gravidez ocorria nessa faixa etária. Dados de 2011 demonstram que, dos 2.913.160 nascimentos registrados, 533.103 são nascidos de meninas com idade entre 15 e 19 anos, e 27.785 nascidos de meninas de 10 a 14 anos. Mesmo com a proteção necessária que temos  hoje em dia, o número de casos de gravidez na adolescência aumentou muito em pouco mais de 20 anos. Vale salientar ainda que cerca de 30% das meninas que engravidam na adolescência acabam tendo outro filho no primeiro ano pós-parto.

Além de todos os problemas decorridos da gestação precoce, temos também outra importante questão de saúde pública, o aborto, que mata centenas de mulheres em nosso país, principalmente na classe social baixa. Leia mais sobre este assunto em nosso post sobre o aborto.

PRINCIPAIS RISCOS :

- Bebê com baixo peso, falta de ferro, anemia profunda e pressão baixa. 
- Possíveis dificuldades no parto, pelo fato da mãe apresentar estrutura óssea infantil.
Entre outros.


Assista ao vídeo a seguir que ilustra o assunto e deixe seu comentário.




FONTES: http://brasilescola.uol.com.br/biologia/gravidez-adolescencia.htm
https://www.trocandofraldas.com.br/gravidez-na-adolescencia-riscos-e-suas-consequencias/
ALUNOS:  Ana Júlia Pizzaia
                  Danilo Saggiorato 
                  Mayra Lazarin
                  Emily Caroline Montero

Comentários

  1. Uau! Os números são realmente muito altos! Mas não existe uma parte dessas pessoas que tiveram gravidez precoce por causa de estupro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe sim Rafaelle, infelizmente... Muitas meninas acabam sendo abusadas sexualmente por um estuprador, e acabam ficando grávidas muito cedo...
      E como o aborto no Brasil é ilegal, essas jovens acabam tendo que desistir de sua vida que levava antes para poder cuidar de um bebê...

      Excluir
  2. Os números de gravidez na adolescencia são realmente muito altos. O que vocês acham que deveriam fazer para previnar isto?

    ResponderExcluir
  3. Além de usar preservativos, é bom estar de olho em seu ciclo menstrual, assim, você saberá quando estará no período fértil ( aonde há perigo de engravidar )... Fizemos uma postagem explicando melhor este conceito!!
    Sejamos sinceros, também existem várias meninas por aí que não são santas, e que acabam engravidando por pura falta de responsabilidade...
    Obrigado pelo seu comentário!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

LESÕES NA COLUNA

ENERGIA QUÍMICA

URETRITE